Mousse de chocolate branco Cacautello

Ingredientes

  • 200g de chocolate branco Cacautello
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de essência de baunilha branca
  • 1 lata de creme de leite (sem o soro)

Modo de preparo

Antes de iniciar o preparo, deixe a lata de creme de leite por dez minutos no congelador. Assim fica mais fácil de retirar o soro que vem na latinha.

Numa tábua, pique o chocolate e transfira para uma tigela de vidro grande, onde a mousse será preparada.

Quebre um ovo por vez, numa tigelinha, separando a clara da gema. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outro recipiente.

Leve o chocolate para derreter no micro-ondas (em potência média) de 30 em 30 segundos – mexa nos intervalos para não queimar. Quando o chocolate estiver derretido, adicione as gemas e misture bem com um batedor de arame.

Para retirar o soro do creme de leite: tire a lata do freezer, vire de ponta cabeça e faça dois furos com o abridor; desvire sobre uma tigela e deixe o soro escorrer até parar de pingar (descarte ou use em outra preparação). Junte o creme de leite na mistura de chocolate e bata bem com o batedor de arame até formar um creme liso.

Bata as claras em neve: assim que as bolhas próximas à parede da tigela sumirem e o batedor formar marcas na clara, adicione o açúcar aos poucos. Bata por mais três minutos, até formar um merengue brilhante.

Junte um terço das claras em neve ao creme de chocolate e misture bem com o batedor. Incorpore o restante delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.

Transfira para a tigela onde a mousse será servida e leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas.